-
Arquitetos: Una Arquitetos; Una Arquitetos
- Ano: 2011
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O suave declive do terreno e o desnível de seis metros em relação ao vizinho posterior permitem a vista longínqua desde o nível da rua. Esse panorama estabelece continuidade entre o bairro jardim e a silhueta dos edifícios nas margens do Rio Pinheiros.
O volume de concreto suspenso protege as áreas de estar no térreo, com variações espaciais a partir do desenho do chão, que estabelece alturas diversas. Um único piso de madeira liga a entrada à piscina, se desdobrando no interior da sala.
O muro de concreto que apóia a construção superior divide o sítio longitudinalmente, dando independência às áreas de serviço. Essa peça foi pigmentada com óxido de ferro. A presença deste material se amplia a partir das reflexões da luz, e acompanha a transição entre áreas externas e internas. Dois pilares de concreto completam os apoios nesse nível, gerando aparente assimetria na estrutura absolutamente regular.
Pensado no sentido estrutural como uma dobradura, o volume do pavimento superior comporta-se de forma diferente. Não há continuidade dos pilares, são as paredes de concreto que conformam os apoios da laje de cobertura.
Em contraponto ao nível inferior, a construção dos dormitórios é toda opaca para o exterior. Os ambientes mais protegidos se abrem para vistas mediadas por terraços reentrantes, que funcionam também como beirais. Essas escavações, espaços de transição, permitem vários pontos de entrada de luz e ventilação, acentuando o caminho do sol.
O percurso ascendente se completa com o solário na cobertura.